VOL. 18 | ED. 01

REVISTA ANGIOLOGIA
& CIRURGIA VASCULAR

A “Revista Angiologia e Cirurgia Vascular” foi fundada no ano 2000, sendo o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular. Tem como objetivo primordial a promoção do conhecimento científico em patologia vascular, contribuindo assim para o desenvolvimento da especialidade e para o melhor tratamento dos doentes.

São publicados, em regime open access, artigos científicos originais, artigos de revisão, casos clínicos, técnicas inovadoras e imagens ou vídeos referentes ao tratamento de patologias vasculares, de acordo com elevados critérios de qualidade e devidamente sujeitos ao processo de revisão por pares. São ainda publicados artigos de opinião e editoriais com relevância para a comunidade científica.

Publicação Oficial SPACV. Data de edição Março 2022.

REVISTA

Angiologia e Cirurgia Vascular

Editor Chefe

Frederico Bastos Gonçalves

Editores

Nelson Oliveira
Andreia Coelho

Editores Anteriores

2000-2006 José Fernandes e Fernandes
2006-2017 Luís Mendes Pedro
2017-2021 Rui Machado

Secretário

Nelson Costa – Byms,Lda.

Nelson.costa@byms.pt
Homogeneização de conteúdos

É uma prioridade do atual corpo editorial assegurar uma homogeneização dos artigos publicados, de acordo com a sua tipologia. Esta medida visa harmonizar com os formatos de publicação científica mais recentes, enquadrando assim a revista ACV nos seus congéneres internacionais. A revisão da imagem da revista e as novas instruções para autores, juntamente com os templates disponibilizados aos autores, refletem isso mesmo.

Internacionalização da revista

Temos assistido a um gradual incremento qualitativo dos conteúdos científicos submetidos para publicação, assim como o fluxo regular de submissões que permitem garantir uma adequada seleção de artigos para publicação regular em quatro números anuais. No entanto, apenas é possível alargar a visibilidade das publicações se promovermos a publicação em inglês, língua universal da comunicação científica atual. Assim, a revista ACV aceita apenas artigos originais em inglês, salvo autorização expressa e devidamente justificada dos editores. É ainda uma prioridade a cativação de autores provenientes de outros serviços e especialidades, nacionais e internacionais, através de incentivo à publicação de artigos originais e convites para editoriais ou comentários a publicações. De forma inversa, promovemos ainda a publicação de traduções para português de Guidelines da Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular (ESVS), de forma a melhor difundir as mesmas junto de toda a comunidade lusófona.

Novas plataformas

O panorama da divulgação científica tem sofrido importantes alterações nos recentes anos. O simples artigo em papel, visto como peça integrante de um número de uma revista, deixou de fazer sentido para uma larga maioria do publico alvo. Foi anteriormente tomada a decisão de transitar para uma plataforma apenas digital, abolindo a edição impressa, o que tem impacto ambiental além de financeiro. É estratégico para a presente equipa editorial promover as publicações em plataformas digitais diversas. São exemplo a promoção de artigos nas redes sociais, promoção de fóruns de discussão on-line e incentivo à criação de abstracts visuais.

Os artigos deverão ser submetidos no Site Oficial da Revista Angiologia e Cirurgia Vascular (https://acvjournal.com) e de acordo com as normas que poderá consultar aqui.